CURIOSIDADES


O que aconteceria se a lua desaparecesse?
A gravidade da Terra e a da Lua se influenciam mutuamente. O sumiço repentino da Lua tornaria o movimento de rotação da terra caótico como o de um pião em baixa velocidade. Seria catastrófico para a vida no planeta, com alterações drásticas do clima. Periodos quentissimos se alternariam. De forma aleatória, com fases de frio glacial. Os animais com mais chances de sobrevivênica seriam os aquáticos, já que a temperatura da água varia mais lentamente. Embora um afastamento súbito da Lua seja improvável. Sabe-se qie ela está se distanciando da terra á razão de alguns centimetros por ano. Por enquanto, não há motivo para pânico:Bilhões de anos nos separam de um afastamento da Lua capaz de provocar alterações em nosso planeta.

Por que a Lua não tem atmosfera?
A gravidade lunar, um sexto da terra, não consegue reter os gases que formam uma atmosfera. As moléculas dos gases que formam a atmosfera da terra estão em constante movimento, mas para escapar para o espaço precisam ultrapassar a velocidade de 11 quilômetros por segundo. Só gases muito leves, como o hidrogênio, se movem tão rapido. Para fugir a gravidade da lua, basta a velocidade de 2 quilometros por segundo.

Por que as vezes a lua muda de cor?
A lua, que durante o dia sempre é vista na cor branca, ás vezes, durante a noite, assume um tom amarelado. Isso porque nosso cérebro percebe a cor da lua de maneira diferente nesses dois periodos. Durante o dia, o céu azul, iluminado pelos raios solares, permite o cérebro perecer melhor a cor verdadeira do satélite. A noite, sem a luminosidade do Sol, nosso cérebro tem maior dificuldade para calcular a cor correta da lua. Nos periodos, mas secos do anos, esse efeito pode ser intensificado em função de particulas de poeira e poluição suspensas na atmosfera.


Como surgiram os oceanos?
Os oceanos surgiram a milhões de anos, quando a massa incandescente de Terra se resfriou. Depois de inúmeras erupções vulcânicas, o vapor d'agua proviniente do interior do planeta caiu na forma de chuva, preenchendo vastas depressões que existiam em torno das massas rochosas. Com o tempo, esses depósitos de água agigantaram-se. Rios trouxeram da superfície da Terra os sais minerais que, pouco a pouco, salgaram as águas dos oceanos.

Há regras para a colonização do espaço?
Um acordo assinado pelos paises-membros da ONU em 1967 chamado Tratado do Espaço, prevê que nenhum pais pode se apropriar de corpos celestes. Como o texto não faz referências explicita a atividades comerciais ou cientificas, tentou-se organizar esse tipo de exploração em 1979, quando a ONU proprôs o acordo da lua. Sem os apoios americano e soviético, o projeto fracassou. Desde então, o entendimento é de que o espaço é de uso comum.

Por que o espaço é escuro mesmo nas proximidades do sol?
A luminosidade azulada que percebemos na terra de dia é resultado da difusão dos raios solares na atmosfera. A ausência de matéria que exerça função semelhante em outras regiões do espaço torna-o escuro.

Por que existem estrelas de diferentes cores?
A cores das estrelas variam em função de sua composição quimica e de sua temperatura. As estrelas menos quentes, que queimam a 3000 graus, têm coloração vermelha. As mais quentes, nas quais a temperatura e de 30000 graus, apresentam tons de azul.


Porque um Boeing não consegue entrar em órbita?
Para entrar em órbita, qualquer objeto precisa voar acima da "velocidade de escape" da terra, mais ou menos 33 vezes a velocidade do som na superficie do planeta. Nenhum avião convencional chegou perto dessa velocidade, muito menos um Boeing comerciais, que são subsônicos. Ainda que atingisse essa velocidade, o Boeind não se sustentaria em órbita, devido a ausência de ar.

O que aconteceria com um astronauta que se desprendesse da estação em órbita da terra?
Se ele simplesmente se soltasse. seu destino seria vagar pelo espaço, sendo lentamente puxado para a terra pela força gravitacional do planeta.

Como seria o universo se a antimatéria tivesse prevalecido sobre a matéria?
Seria exatamente igual ao nosso, desde que a antimatéria tivesse prevalecido sobre a matéria na mesma proporção em que atualemente a matéria prevalece sobre a antimatéria. A única diferença é que todas as cargas positivas seriam negativas e vice-versa. Se hpiver dois universos paralelos, um constituido de matéria e outro de antimatéria, os dois poderão existir e se desenvolver nas mesmas condições desde que nunca haja contato entre eles."Se uma pessoa feita de matéria se encontrasse com outra feita de antimatéria, as duas anulariam mutuamente".


É possivel viajar no tempo?
Santo Agostinho dizia que os profetas eram pessoas especiais a quem Deus dava o dom de viajar pela linha do tempo. por muitos anos essa questão ocupou as mentes mais brilhantes do século XX. Como Albert Einstein e Stephen Hawking. A teoria da Relatividade deu um passo gigantesco ruma a uma resposta satisfatória ao propor um modelo que a luz se torna constante enquanto o tempo se deforma na percepção de um observador em movimento. Quanto mais rápido ele viaja, mais longo fica cada segundo em comparação ao que ficou parado. O fisico Kip Thornem, do instituto de Tecnologia da Califórnia, demonstrou que, em tese, é possivel viajar no tempo pelos chamado "buracos de minhocas", nome dado a estruturas cósmicas remanescentes do Big Bang que conectam como túneis dois pontos distantes do universo. Mas a tese encontra obstáculos, o mais interessante deles é o chamado "paradoxo do avô", em que alguém volta no tempo, mata o ascendente paterno e, portante, não poderia nascer. Além disso, ela implica o dominio de tecnologias de deslocamento no espaço totalmente fora do alcance da humanidade atual.

Qual a possibilidade de haver outros universos além do nosso?
Algumas teorias falam da existência de múltiplos universos. O astrônomo americano Alan Guth sustenta que nosso universo poderia ser apenas uma bolha em uma árvore de infinitas bolhas. Segundo a teoria dos múltiplos universos, eles nascem e se desenvolvem independentes uns dos outros. Para certos estudiosos, poderia haver pontos de contato entre esses universos.


Como os astronautas se orientam no espaço, onde as bússolas não funcionam?
A orientação é feita por um conjunto de sensores, que determinam a posição relativa da nave com relação ás estrelas e ao Sol, além de rastreadores GPS, que determinam tanto a posição na órbita quanto a orientação. Fora da órbita da Terra, entretanto, o GPS torna-se inoperante. A nave também é constatemente monitorada pelo controle na Terra. Em caso de falha de algum sistema, os astronautas podem calcular sua posição no espaço por meio da observação do Sol, da Terra e das estrelas.

Existem outras dimensões além das quatro conhecidas [compriemento, altura, profundidade e tempo]?
A teoria conhecida como superstring (supercorda) propõe a existência de 10 dimensões. Ao longo da evolução do universo, essas dimensões teriam sido embutidas na 4 que conhecemos hoje.


Qual é a maior estrela conhecida?
Em termos de massa e brilho, a maior estrela é Pistola, na nebulosa de mesmo nome. Acredita-se que sua massa seja 100 vezes maior do que a do sol e que emita 10 milhões de vezes mais luz. Levando-se em conta apenas o tamanho e não a massa-, a maior estrela conhecida é uma gigante vermelha no sistema VV Cephei, cujo raio é 4000 vezes maior do que o do sol. Se fosse colocada no lugar do sol, ela engoliria Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Júpiter.

Porque os gases dos planetas e das estrelas não se espalham pelo espaço?
Assim como qualquer corpo dotado de massa, os planetas gasosos e as estrelas têm um campo gravitacional. É a força da gravidade que impede o gás de se dissipar.

As estrelas podem se apagar um dia?
Pode levar bilhões de anos, mas todas as estrelas um dia deixam de emitir energia luminosa. Isso pode acontecer de 3 formas. As estrelas de menos massa se transformam e anãs brancas e perdem o brilho aos poucos. As estrelas de maior massa explodem. A seguir, transformam-se em estrelas de nêutrons ou, se tiverem a massa muito grande, em buracos negros.

Um buraco negro pode engolir o outro?
Teoricamente, não existem limites para a massa que os buracos negros podem engolir. Portanto, eles poderiam absorver matéria indefinidamente. Um buraco negro não pode engolir outro, mas eles podem se unir, formando buracos negros ainda maiores.

O que aconteceria com astronauta se ele caisse num buraco negro?
O campo gravitacional nas imediações de um buraco negro destruiria o astronauta e sua nave antes mesmo que ele cruzassem o que os fisicos chamam de "horizante do evento" ou seja, a região que circunda o buraco negro de onde não é possivel retornar.